segunda-feira, 5 de maio de 2008

Hoje, Dia da Mãe

Hoje foi o Dia da Mãe.
Dia da Mãe...
Relembro em passagens rápidas mas incisivas da memória, a diminuição da importância que tendemos a dar a determinados dias com o decorrer dos anos.
Lembram-se de quando éramos pequenos e fazíamos no infantário e na primária prendinhas para o dia da mãe, do pai e para todas as outras datas merecedoras de serem assinaladas, incluindo até a mudança das estações?
Lembram-se do entusiasmo de os fazer e depois da expectativa de ver a reacção nos rostos de quem as recebia?
E lembram-se que com o passar dos anos tendemos a diminuir-lhes a importância que na realidade nunca deixam de ter?
Lembrei-me hoje, vezes sem conta, da expressão deles, expectante, quando me viam abrir um presente...e depois dos sorrisos virtuosos, o brilho emanescente de pura felicidade quando viam o nosso olhar encantado.
Lembrei-me sobretudo do gosto orgulhoso do sorriso dela quando recebíamos uma prenda feita por si....
Lembrei-me de todas as vezes em que sentia dúvidas em relação ao que oferecer e das vezes que pensei (confesso) em que não era necessário nada de especial e me desculpei porque afinal é "SÓ" o dia mãe e esse dia é todos os dias e não deveria haver apenas um dia para presentear uma mãe.
Lembrei-me das vezes em que me desculpei com a falta de tempo e de dinheiro para procurar a prenda adequada e porque sabia que a simplicidade para ela sempre bastou.
Hoje tive tempo e dinheiro. Tive certeza quanto à prenda....
..."só" não tive mãos para a receber...sorriso e beijo para a agradecer...
Hoje chorei por dentro
Hoje foi difícil
Entrei numa florista porque é esta a única prenda física que agora lhe posso dar.
Uma flor para a minha flor.
Um amontoado de gente...Entrei e saí...voltei a entrar. Fiquei parada à porta olhando em volta com medo de não conseguir falar sem chorar.
Enquanto esperava vi um pai e uma filha. Ela não devia de ter mais de 4 anos. Estava toda entusiasmada e perguntava "a mãe faz anos?" e o pai respondeu-lhe "não, mas é como se fizesse" e rematou para o florista "é dia de festa e para ela é o que interessa, não importa o porquê". Apeteceu-me dizer-lhe "pois devia" .
Finalmente chamaram-me e então pedi uma flor. Disse que não queria arranjo, só a flor e sra olhou-me cinicamente, desafiando-me com o olhar, provavelmente chamando-me forreta silenciosamente.
Apeteceu-me dizer-lhe que não era importante o arranjo porque ela agora não tem mãos para o receber e que não queria papelinho a dizer "beijinhos mãe" porque ela agora só me pode ler o coração.
As lágrimas empurravam-me as pálpebras e tive dificuldade em contê-las. Olhando de baixo para a sra, apenas sorri. A sra devolveu-me um sorriso honesto de volta.
Hoje senti a importância o Dia da Mãe como não sentia há muitos anos...
Hoje senti-o como nenhuma filha o devia sentir.
Hoje senti a dor de uma filha que não pode presentear a mãe e testemunhei a dor de uma mãe...que só queria de prenda a sua filha.
Hoje percebi a importância de um abraço, de um beijo, de um olhar e percebi porque é que para ela isso bastava.
Hoje percebi que o "suficiente" para uma mãe é na verdade mais que "tudo"
Pergunto-me se aí em cima também te apeteceu abraçar-me e beijar-me como a mim me consumiu o desejo de simplesmente te olhar
Hoje, mãe, não fui o sorriso que tu és.
Hoje choro porque mães não deviam morrer
Hoje, mãe, apenas te posso dar esta flor...e adormecer sonhando que durante a noite a vens buscar.
Ouço uma voz murmurar "dia da mãe é todos os dias"
...e todos os dias agora são mais do que eram...
Preferia que esses dias tivessem a tua presença,
ainda que eu não lhes desse a importância devida
...a importância que agora,sem ti, lhes dou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há momentos em que só um suave abraço e um beijo transmitem o que o silêncio das palavras nos podem dizer:
- Coragem.
Beijos cada vez mais gorrrrrrrdos.

Anónimo disse...

Parabens
O texto está fantastico.
Força é a única coisa que te posso dizer, ah e é claro, aproveita o tempo em que cá estás.. não deixes o tempo levar aquilo que podias dar (: