segunda-feira, 6 de abril de 2009

Alentejo da Minha Alma


Era cedo

Suave a lânguida preguiça que se roçava no meu corpo

De olhos semi-cerrados percorria as linhas da aguarela que se desenhava diante de mim

A voz do poeta perscrutava a minha memória e eu cantava com ele

Alentejo da minha alma

Adiante, a planície com sede de Primavera estendia-se para lá do meu olhar

No horizonte um azul tão cálido como quente, abraçava-a num fim que não acontecia

Como se não houvesse limite para toda a beleza que aflorava naquela manhã amena

Como um ciclo que se repete, nunca igual, a Natureza impunha-se perante tudo o que é artificial

E eu fiquei, só, sem me sentir sozinha, agradecendo-lhe baixinho por me deixar fazer parte dela

Alentejo da minha alma

Dissolvi-me no momento como quem encontra o seu lugar

Estendi-me na certeza de fazer parte do que agora encontrei

E fiquei, eu e o meu Alentejo, neste namoro natural

Repito este encontro de cada vez que a noite teima em não acabar em mim

Vou vê-lo amanhecer para que a manhã amanheça também em mim

Alentejo da minha alma

Dou-me à brisa como ao colo de uma mãe

Corro sem me mexer pelos vales intermináveis da beleza que esta terra pare a cada dia

E sinto em mim todas as certezas que não encontro nos prédios e nos carros da metrópole

Sou um espírito livre que segue nas costas do gado que se arrasta pela erva que o alimenta

Sou as asas das garças que mutualizam comigo esta comunhão

Aqui sou, tudo o que posso ser

E quando me despeço, nunca lhe digo adeus

Este quadro mora em mim para além daquilo que posso ver

É aqui que me irei plantar, na esperança que quando ninguém me puder regar

A chuva cessará a minha sede de querer sempre e sempre te contemplar

Alentejo da minha alma

Meu lugar

6 comentários:

Ego. disse...

PAZ!!!
Aqui se tem paz!!!

Bjus querida*

Ego. disse...

Recebi um selo e estou repassando, vc é uma das escolhidas, passa lá e veja as regrinhas!!!

Sinta-se a vontade pra continuar a brincadeira ou não.
Bjus Fi*

Edu disse...

Para quem como tu cresceu e viveu na cidade, mas sempre a falar do campo..., esta mensagem sabe a encontro!...

Acho que para Ti o Alentejo representa um sonho que concretizaste!
Vive o teu sonho!
Sê feliz!
Bjos grandes

Sónia disse...

Que sensação fantástica poder ler o que nunca soube escrever sobre esse Alentejo que existe e se refaz a cada ano em mim.
Já leste José Luís Peixoto?

Salve Jorge disse...

Alentejo
Que eu já desejo
Só por ser o lugar
Da tua alma
Já me acalma
Parece me chamar
E pelo que vejo
Pra lá vou voar
Pra fazer par
Com quem tanto almejo
Nesse Alentejo
Vou me deixar...

Ego. disse...

Volta!!!
rs...
Escrevi um post depois da nossa conversa, veja lá...

Bju!