domingo, 8 de março de 2009

A Presença da Ausência

A presença da ausência é cruel...
Aqueles momentos em que sentimos tanto a falta de alguém, que essa falta se parece materializar num qualquer ser que nos persegue como uma sombra...
E ela empurra-nos os passos para nos lembrar que não podemos esquecer.
Aquela sensação de incomodo repetida, como a ventoinha de um computador, da qual só nos apercebemos realmente quando a desligamos...
Sento-me e reflicto nas horas que o tempo imortaliza.

Agora, nos segredos do pensamento, eu sei. Sei tanto que sinto a minha certeza.
Na retrospectiva do dia, vejo a ausência que não senti enquanto o pensamento foi apenas amigo da memória. Mas a noite é traiçoeira e o coração ganha força com o por do sol.
E eu sei que todos queríamos o par que cobriria as cabeceiras da mesa. E eu sei que todos queríamos ver sair das fotografias as formas da presença. E eu sei que todos pensamos nos "ses" e em todos os pontos de interrogação que ainda nos angustiam a incredulidade.
E eu sei que hoje, os lençóis de 3 quartos acolhem 6 almas com o mesmo pensamento.
E eu sei que todos hoje sentimos a presença da ausência.
Mas, (e o "mas" tem a mágica capacidade de poder ser tão cruel, quanto divino), no decorrer dos tempos que hoje imortalizámos em fotos que não precisam de revelação, manual ou digital, eu não fui o pensamento das ideias que agora tenho. Fui o mágico resultado do amor.
Hoje foi um dia perto da perfeição. Muito perto.
Falei, ouvi, recordei de uma forma tão poderosa, quanto serena. E eu hoje fui feliz.
E agora, as mãos que tremem a escrita que se me acumula no peito, sabem o que querem escrever. Mas eu também sei que há momentos que não se podem dizer.
E, por isso, hoje prefiro lembrar a presença da ausência de uma outra forma...a memória falada com a força de um amor intemporal que faz parecer que não falta nada nem ninguém, nos momentos em que a força da recordações é uma máquina do tempo que nos leva de volta ao espaço falado....porque há presenças que não precisam de forma e formas que nunca se ausentam.
Somos o resultado de uma amizade continuada, uma ligação que a diferença geracional não interrompeu. Um fluido continuado de um rio que não vi nascer, mas sinto pertencer...
É este o balanço que faço do tempo, hoje.
Que vocês possam sentir, em qualquer momento do tempo em que a memória vos recordar este dia, a felicidade que hoje me trouxeram.

Obrigada amigos, foi um maravilhoso dia a 8....

3 comentários:

Ego. disse...

"porque há presenças que não precisam de forma e formas que nunca se ausentam..."

Eu jamais me esquecerei disso! Espero que vc tb não!

Hj é o di internacional da mulher, e eu vim aqui só pra te dar Parabéns, um PARABÉNS ENORMEEEEEE... quase do tamanho da minha admiração por vc!!!

Fi minha querida, tô aqui emocionada...
encerro por aqui...
Um beijo gigante na força*

Anónimo disse...

Como consegues descrever tão bem os sentimentos e sentir o que te rodeia...

Que felicidade é ter a certeza que a amizade além de intemporal é imortal e ultrapassa as gerações!

Também te agradeço o dia "mágico"... e que a nossa amizade continue a produzir dias felizes!
Beijos muito doces

Salve Jorge disse...

Por seres tanta presença
Peço-te licença
De me achegar
À esse lugar
Onde toda ausência
Tem a clemência
De se desinventar
Já que a sua magnificência
Desfaz toda e qualquer indolência
Basta você chegar
Com sua graça imensa
Que não há quem vença
Nem quem me convença
Que é o que há de melhor
Para se presenciar...